terça-feira, 10 de junho de 2014

ATIVIDADE 05 “Arte antiga – PINTURA GREGA”

ATIVIDADE 05 “Arte antiga – PINTURA GREGA”
Por volta do século X antes de Cristo, os habitantes da Grécia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes uma das outras, e falavam diferentes dialetos.
Aos poucos essas comunidades pobres foram enriquecendo e se transformaram em cidades, Estados. A atividades comercial marítima proporcionou o contato com as culturas do Egito e do Oriente. Próximo, cuja arte despertou admiração nos gregos. A princípio, imitaram à arte egípcia, mas logo passaram a criar sua própria arte, bastante utilitária.
A pintura grega foi especialmente em cerâmicas. Os vasos, ou ânforas, são famosos pela beleza da forma e a harmonia entre desenhos, cores e espaços.
As pinturas apresentavam cenas da mitologia grega e de pessoas em suas atividades diárias. Enfeitavam vasos que serviam para armazenar água, vinho, azeite e também serviam para rituais religiosos, além de aparecerem nas paredes.
Inicialmente as figuras eram pintadas em negro sobre fundo vermelho. Mais tarde, as figuras foram pintadas em vermelhos sobre fundo negro. Os maiores pintores foram Exéquias e Eutímedes, respectivamente da 1ª e 2ª fases.
ATIVIDADE 06 2º BIMESTRE RESPONDA.
1- Quem os gregos imitavam no início?
2- Os egípcios enfeitavam a morte com sua pintura e os gregos?
3- Quais as cenas mais comuns na pintura grega?
4- Qual o pintor grego famoso que fez figuras negras em fundo vermelho e qual o pintor que inverteu esse esquema?
5- Desenhe um vaso grego e decore com figuras significativas para você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário