sexta-feira, 22 de agosto de 2014

3 bimestre ARTE ROMANA DO ORIENTE (ARTE BIZANTINA)



ATIVIDADE 01 3 BIMESTRE
ARTE ROMANA DO ORIENTE (ARTE BIZANTINA)

Por volta do século IV, com a invasão de povos bárbaros, o imperador romano, Constantino transferiu a capital do Império para Bizâncio, que passou a se chamar Constantinopla, hoje Istambul (Turquia). A arte bizantina sofreu então influências das culturas grega, romana e oriental, surgindo uma nova manifestação artística, rica em técnicas, principalmente na arquitetura sacra e nos mosaicos.
O mosaico consiste no preenchimento de um desenho com pedras coloridas no lugar da pintura. Essa arte foi usada no interior das igrejas (paredes, teto e chão), além de outros lugares públicos. O mosaico não se destinava apenas a enfeitar os ambientes, mas principalmente, a instruir os fiéis (analfabetos) mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e de vários imperadores.
Mas, o ano 313 o imperador Constantino converteu-se ao cristianismo e proibiu aos artistas a pintura da figura humana realista (período iconoclasta), tornando-os subordinados aos líderes religiosos, o que provocou a saída de muitos artistas do país.
O cristianismo tornou-se a religião oficial do império romano do Oriente, unificando a igreja ao estado. Em 07de março de 321 da nossa era, Constantino, através de uma Lei (Edito), mudou o dia de guarda, do sábado para o domingo em homenagem ao venerável deus Sol, a fim de atrair seus adoradores. Então os rituais cristãos e pagãos se misturaram, repercutindo fortemente em todas as formas de arte bizantina, pois avia agora, a necessidade de contemplar também o paganismo.

RESPONDA
1- Quais as influências que a arte bizantina sofreu?
2- Porque os artistas perderam a liberdade de criação?
3- Em que consiste o mosaico?
4- Qual era a principal utilidade do mosaico?
5- Como se chamou o período da proibição da pintura de figuras humanas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário