terça-feira, 10 de junho de 2014

ATIVIDADE 05 “Arte antiga - EGITO”

ATIVIDADE 05 “Arte antiga - EGITO”
A religião determinava a vida política e social da civilização egípcia. Os egípcios eram politeístas e acreditavam na vida após a morte. O faraó era um deus na terra.
O conhecimento da cultura egípcia foi possível, quando em 1822, o francês Jean François Champollion decifrou a escrita sagrada (hieróglifos) da Pedra Roseta, início da arqueologia moderna. Esse trabalho foi patrocinado por Napoleão Bonaparte.
A arte egípcia era voltada aos faraós e aos deuses mitológicos. As pinturas tinham o objetivo de decorar os túmulos, obedecendo sempre a hierarquia social, isto é, os faraós e os deuses sempre em tamanho maior e cores mais escuras.
Obedeciam à lei da frontalidade, isto é, pernas e braços de perfil, porém tronco e olhos de frente.
As esculturas eram figuras de faraós, sacerdotes e escribas e tinham a função de garantir-lhes a imortalidade. Contemplavam templos e tumbas. Os templos de luxor e Karnak, em Tebas eram os mais grandiosos, tendo a parte inferior do corpo em forma de felino.
Os túmulos inicialmente construídos como caixas deram início às pirâmides em degraus. As mais famosas, que se tornaram uma das sete maravilhas do mundo antigo são as de Quéops, Quéfren e Miquerinos.

ATIVIDADE 05 2º BIMESTRE RESPONDA.
1- O que determinava a organização da civilização egípcia?
2- Que são hieróglifos e quem os decifrou?
3- Defina a lei da frontalidade?
4- Qual era a função das esculturas de faraós, sacerdotes e escribas?
5- Para quê eram construídas as pirâmides e quais as mais famosas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário