quinta-feira, 22 de maio de 2014

2º BIMESTRE: ATIVIDADE 02: ARTE PRÉ-HISTÓRICA BRASILEIRA


ATIVIDADE 02: ARTE PRÉ-HISTÓRICA BRASILEIRA
Ao pensarmos no início da história do Brasil, em geral nos vem à mente o ano de 1500, ano da chegada dos portugueses. Mas o território a que chamamos Brasil já era habitado por povos indígenas havia milhares de anos. Sabemos deles por meio de vestígios arqueológicos: fragmentos de ossos e de objetos, desenhos e pinturas gravadas em rochas.
Entre os desenhos e as pinturas rupestres encontrados no Brasil, destacam-se os sítios arqueológico de São Raimundo Nonato, no Piauí, onde pesquisadores trabalham desde 1970.
Há importantes sítios arqueológicos em outras regiões brasileiras. Por exemplo, Pedra Pintada, no Pará; Peruaçu e Lagoa Santa, em Minas Gerais.
As pesquisas sobre antigas culturas que existiram no Brasil nos permitem ver que nossa história está ligada à história do mundo. Além disso, reforçam o conhecimento de nossas raízes se encontram num tempo muito mais remoto do que o ano de 1500, tido como o ano que deu início a “História do Brasil”.

RESPONDA A ATIVIDADE 02
1- Você acredita que necessitamos dos achados arqueológicos para entendermos que a história do Brasil não começa em 1500?
2- Você acredita fielmente na idade dos objetos achados nos sítios arqueológicos?
3- Você acha interessante o trabalho dos arqueólogos. Por quê?
4- Você gostaria de ser um arqueólogo(a)?
5- Temos teólogos arqueólogos. Você acredita que o trabalho arqueológico realizado por eles, pode comprovar a autenticidade dos textos bíblicos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário