terça-feira, 3 de junho de 2014

2º BIMESTRE ATIVIDADE 03: ARTE PRÉ-HISTÓRICA TOCANTINENSE


ATIVIDADE 03 “ARTE PRÉ-HISTÓRICA TOCANTINENSE”
Pouco antes da criação do estado do Tocantins, no fim da década de 80, um grupo de arqueólogos encontrou bem próximo à futura capital, Palmas, um tesouro de valor inestimável. No alto da serra do Lajeado, um paredão de mais de 80 metros de comprimento estampava pinturas feitas milênios antes da chegada dos primeiros portugueses.
Por causa do acesso difícil (é preciso enfrentar horas no meio do mato para chegar até lá), as dezenas de figuras humanas e de animais, além de outras de significado desconhecido, permaneceram intactas e praticamente incógnitas até hoje. Só agora o local foi redescoberto. Ele integra o maior levantamento de arte rupestre já feito no Brasil, que abriga registros comprovados de até 10.000 anos.
O trabalho foi coordenado pelo famoso arqueólogo francês André Prous, descobridor do esqueleto de Luzia, a mais antiga habitante do Brasil.
Segundo o arqueólogo, o projeto quando concluído, tornará público um tesouro até hoje só apreciado nos meios acadêmicos. Ele afirma que o acervo rupestre brasileiro é mais prestigiado internacionalmente e pouco conhecido dos brasileiros.
ATIVIDADE 03 – RESPONDA
1-   Quantos metros de comprimento tem o paredão na Serra do Lajeado, contendo dezenas de desenhos rupestres?
2-   Quem foi o arqueólogo francês que coordenou esse trabalho?
3-   Por que o local é considerado de difícil acesso?
4-   Você enfrentaria três horas de caminhada no meio da mata cheia de cobras e outros animais para ver esse acervo?

5-   Por que será que a maioria dos tocantinenses desconhece esse acervo rupestre de seu próprio estado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário