segunda-feira, 12 de maio de 2014

2º BIMESTRE ATIVIDADE 01 “ARTE PRÉ-HISTÓRICA: ESCULTURA”.


2º BIMESTRE
ATIVIDADE 01 “ARTE PRÉ-HISTÓRICA: ESCULTURA”.
No período pré-histórico anterior à escrita, temos esculturas em pedra, as quais mostram a figura feminina estilizada. Com formas dos quadris, seios e ventre parecem ter um sentido divino, mostrando a fertilidade da mulher e relacionando-a a ideia de abundância. Talvez esses sejam os primeiros registros de uma divindade feminina, o mito universal que representa a natureza, a Mãe Terra ou Deusa Mãe, recebendo por convenção o nome de Vênus da Pré-História. As mais de duzentas estátuas desse tipo encontrada pelo mundo levam a crer que a mulher tinha um papel importante, e indicam que se tratava de uma sociedade matriarcal.

Os escultores pré-históricos produziam também peças em metal, por meio de dois métodos: o da forma de barro e o da cera perdida.

No primeiro método o escultor fazia a forma de barro e despejava nela o metal derretido. Esfriado o metal era só quebrar a forma de barro e obter a escultura.

No segundo método, o escultor fazia o modelo em cera, deixando um orifício e revestia com barro. Aquecido o barro a cera derretia e escorria deixando um molde interno, onde se colocava o metal aquecido. Esfriado o metal, quebrava-se o molde de barro e aparecia a escultura.

RESPONDA
1-    A gordura nas esculturas femininas representava poder de fertilidade. Hoje, a gordura na mulher representa o que?

2-    Entende-se que nesse período histórico a mulher tinha domínio sobre a família, porque gerava os seres humanos. Hoje uma mulher com muitos filhos é sinônimo de poderio, de fertilidade?

3-    Que estilo de figura feminina é valorizado atualmente?

4-    Os conservantes colocados na maioria dos alimentos industrializados fazem engordar. As pessoas ingerem esses alimentos por desconhecimento, ou porque não se importam com o ganho de peso?


5-    Os anabolizantes estão causando danos ao coração e algumas formas de câncer. Você faria uso deles para melhorar seu físico, mesmo correndo o risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário