terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ATIVIDADE 04 - O TEATRO ROMANO


O TEATRO ROMANO

            Após a conquista do mediterrâneo, os generais romanos transferiram bibliotecas e obras de arte das cidades gregas para Roma.

            O teatro grego encantou os romanos que copiaram e recriaram seus estilos, principalmente a comédia, com temas familiares e amorosos.

            A elite romana frequentava os teatros para entretenimento e ostentação. Isso despertou o interesse político das autoridades romanas, que decretaram a construção de teatro em tosas às cidades do império. O mais famoso construído entre 70 e 82 da era cristã, o Coliseu Romano abrigava 50 mil espectadores.

            Mas as peças clássicas do modelo grego foram, aos poucos, substituídas por cenas cômicas, palhaçadas e shows acrobáticos. A falta de instrução fez o povo perder o interesse pelo teatro tradicional e valorizar espetáculos com ação.

            Assim o teatro clássico foi definhando e ganhou público os espetáculos com animais trucidados nas arenas e também cristãos que serviam de tochas humanas quando cobertos de pixe e incendiados.

            Nas poucas peças teatrais o personagem com o fim trágico, substituído por um escravo ou cristão morria de verdade. O povo embrutecido assistia aos gritos a esses espetáculos macabros, dando-lhe o maior valor e pagavam os ingressos muitas vezes comprometendo sua própria alimentação.

ATIVIDADE 04

1-     Você acha que o teatro é interessante para despertar a visão crítica das pessoas?

2-     Você sabe por que o teatro brasileiro não tem apoio governamental?

3-     Por que será que o teatro brasileiro não critica os governantes como o grego e o romano fizeram?

4-     Em sua opinião, o fascínio do público romano pelos espetáculos macabros era devido a quê?

5-     Os vandalismos praticados em São Paulo e Rio de Janeiro são, na sua visão, espetáculos macabros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário