terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ATIVIDADE 03 - O TEATRO GREGO

O TEATRO GREGO
A história do teatro inicia-se na Grécia, cerca de cinco séculos antes de Cristo, como um tipo de homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, da vegetação, da fertilidade e da alegria.
            Na zona rural essa homenagem apresentava-se num ritual orgiástico e nas cidades como grandes festas com duração de seis dias.  Nessas celebrações havia procissões, fantasias, máscaras, as pessoas contavam e narravam em coros, um tipo de poesia chamada ditirambo, havendo até concurso dessa modalidade.
            Essas apresentações passaram a ser realizadas em espaços especiais, construídos em forma de meia lua, cavadas nos declives das encostas com bancos de madeira ou de pedra.
            Na parte baixa ficava o palco com grande cenário que podia ser a fachada de um palácio ou templo, além do altar ao deus Dionísio, ou Baco como os romanos passaram a chamar.
            As peças teatrais contavam histórias dos mitos gregos ou de homens que se davam mal por desobedecerem as ordens divinas (tragédias). Depois surgiram as comédias, com histórias engraçadas ou sátiras políticas.
            Só homens eram atores, porque as mulheres não eram consideradas cidadãs, por isso necessitam das máscaras. Mais de vinte mil pessoas participavam.
ATIVIDADE 03
1-     Que festa brasileira é bem parecida com as festas dionísicas?
2-     Você acredita que o carnaval é uma representação teatral com caráter orgiástico como as festas dionísicas?
3-     A preparação para a festa dionísicas, durante todo o ano, era recheada de fanatismo e idolatria. O carnaval e o futebol são preparados e assistidos da mesma forma?
4-     Os cantores, jogadores e atores de novelas, que se tornam celebridades, são considerados deuses para seus seguidores?
5-     Os bilhões gastos na Copa 2014, aqui no Brasil, em detrimento de gasto público com a melhora de condições de vida dos brasileiros, reflete um avanço da consciência humana quanto aos reais valores a se praticar e preservar, ou estamos no mesmo patamar intelectual da época do teatro grego de 500 anos antes de Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário