quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ATIVIDADE 04 – MONDRIAN EO ABSTRACIONISMO


A pintura abstrata caracteriza-se  pela ausência  de relação imediata entre as formas e as cores representadas e a formas e as cores reais. Assim, uma tela abstrata não representa a realidade que nos cerca, nem narra com imagens uma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica.

Em pouco tempo o abstracionismo dominou a pintura moderna e tornou-se um movimento artístico bastante diversificado e bem aceito. Uma de suas tendências ficou conhecida como abstracionismo geométrico das formas e das cores.

As obras do pintor holandês Piet Mondrian (1872 – 1974) são as mais representativas do abstracionismo geométrico. Em sua tela “Composição” (1921), não identificamos coisa alguma que faça parte da realidade. Ele trabalhou, também em outras obras, apenas com os elementos essenciais da pintura: linhas e cores.

Piet Mondrian era filho de um pastor que o queria na carreira eclesiástica, por isso sua obra é toda permeada pela religião, influência de criação. Ele buscava sempre a essência das coisas, ressaltando o aspecto artificial da arte como criação humana, muito longe da criação divina.

Começou com sua abstração o movimento neoplástico, essencial para a arquitetura moderna, donde se formulou o que se conhece hoje por “design”.

RESPONDA

1- Qual a principal característica da pintura abstrata?

2- Qual o pintor, maior representante do abstracionismo geométrico?

3- Na tela “Composição” de Mondrian, o que evidencia a arte abstrata?

4- O movimento neoplástico construído por Mondrian, formulou importante representação de estilo próprio de cada artista, na arquitetura, representada por qual palavra?


5- Faça um desenho abstrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário