quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ATIVIDADE 03 – A ARTE E AS TECNOLOGIAS: FOTOGRAFIA


Em 1826 apareceu a primeira imagem fotográfica, obtida por meio de uma placa de estanho polida, deixada em exposição durante 8 horas. Essa experiência foi realizada pelo francês Nicéphore Niepce.

Em 1839 Louis Daguerre inventou um processo mais prático, posteriormente conhecido como daguerreotipo, que levava de 10 a 15 minutos para fixar a imagem,

Em 1858 a fotografia instantânea substituiu o daguerreotipo. Em 1880 foram inventados as câmeras portáteis e os filmes em rolo, popularizando a fotografia.

A pintura, que copiava a realidade para preservar momentos e figuras importantes, a fauna e a flora, perdeu espaço para a fotografia. Agora já era possível captar todas as realidades de forma simples, acessível a todos.

Enquanto uns artistas menosprezavam essa nova arte, outros a utilizavam para ajudar a aumentar o realismo de suas obras. O impressionismo a utilizou em larga escala.

A arte mudou radicalmente, a pintura pôde alçar novos voos e buscar novos desafios. Hoje, a fotografia digital, já popularizada, está ao alcance de todos e com recursos jamais vistos antes.

RESPONDA

1- Como se chamou o processo de reprodução de imagens criado por Daguerre?

2- Em que ano surgiu a fotografia instantânea?

3- Por que a pintura perdeu espaço para a fotografia?

4- Em que sentido a arte da pintura mudou radicalmente após a fotografia?


5- Você fotografa em ocasiões especiais ou tira foto de tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário