sexta-feira, 22 de agosto de 2014

3° BIMESTRE ATIVIDADE 02 {A ARTE ROMANA}



3° BIMESTRE
ATIVIDADE 02 {A ARTE ROMANA}

            Para os romanos, o belo deveria ser útil, por isso sua arte sempre tinha uma finalidade, pública ou particular. A arquitetura, por exemplo, realça a ideia de força e poder. O Coliseu, uma das sete maravilhas do mundo, por sua grande extensão, possuía 76 entradas. A parte externa era toda ornamentada com estátuas, arcos e colunas, seduzindo as mentes com sua grandiosidade e esplendor.
            Na busca da útil construíram vias de comunicação, estradas calçadas, esgotos, viadutos, aquedutos, termas e anfiteatros onde ocorriam lutas de gladiadores. Por volta do ano 25 antes de Cristo, os romanos construíram teatros com capacidade para 20 mil pessoas.
            Na pintura, o AFRESCO, a mais antiga resistente pintura mural da história da arte, apresentava cenas públicas com efeitos tridimensionais e sombreados.
            Na cultura, os romanos inseriram a técnica ao retrato, isto é, a reprodução fiel do ser humano em suas obras. Os modelos eram os imperadores, cenas de batalha e rituais funerários, estes em baixo relevo.
            Na música havia canções de rituais cristãos e de exaltação das glorias militares. Depois do ano 200, desenvolveu-se a Pantomina romana, teatro gestual com menor uso possível de palavras e maior  uso de gestos.

RESPONDA
1- Que construções comprovam a utilidade da arte romana?
2- Como chama o tipo de pintura muito usada na arte romana?
3- Que técnica os romanos inseriram na escultura?
4- Explique a técnica teatral chamada Pantomina?
5- Você vê a arquitetura da loja Havan combinada a Estátua da Liberdade, como o belo e o útil simplesmente, ou visualiza alguma outra intensão implícita, assim como na arquitetura romana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário