sexta-feira, 29 de agosto de 2014

3 BIMESTRE - ARTE INDÍGENA



ATIVIDADE 04 – ARTE INDÍGENA
Quando dizemos que um objeto indígena tem qualidades artísticas, o fazemos do nosso ponto de vista, e não do ponto de vista do indígena. Para ele, os mais simples objetos usados no dia a dia como redes, potes, cestos, etc, devem ser feitos com muito capricho e perfeição. Desse modo, os objetos são belos porque são bem feitos, e não por serem obras artísticas.
Nas sociedades indígenas, a preocupação com a beleza aparece também nos acessórios com colares, tangas, cocares; nas máscaras, nos objetos rituais, nas pinturas corporais e até nas urnas funerárias.
Outro aspecto importante da arte indígena é que ela representa as tradições da comunidade, deixando para segundo plano as preferências do indígena artista. Assim, o estilo da pintura corporal ou qualquer outro objeto, varia de um grupo para outro, como se fosse a marca de cada comunidade.
A pintura corporal expressa sempre sentimentos: alegria, tristeza, raiva, valentia, ansiedade por cura. As tinturas são produtos naturais como urucum (vermelho vivo); o suco de jenipapo (preto esverdeado), a tabatinga, argila que representa variadas cores. Enfim a arte indígena obedece a uma disciplina organizada.

RESPONDA
1- Os objetos e pinturas indígenas são produzidos para serem obras artísticas?
2- A arte indígena representa a preferência do indígena artista?
3- O estilo de pintura das muitas tribos são iguais?
4- Cite alguns produtos naturais usados nas pinturas indígenas?
5- Você acha que a arte indígena é inferior do artista não indígena?

Nenhum comentário:

Postar um comentário