quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ATIVIDADE 07 - ARTE NO RENASCIMENTO




ATIVIDADE 07 ARTE NO RENASCIMENTO

No período o entre os anos 1300 e 1650, ocorreram na Europa, grandes progressos, principalmente no campo das artes e das ciências. O humanismo, que já vinha despontando, ganhou força e foi compreendido como valorização do homem e da natureza, em oposição ao conceito da verticalidade e ao medo do castigo divino da era medieval. Houve então um Reavivamento dos conceitos culturais da antiguidade clássica.

Procura-se nas ciências, explicações para fenômenos da natureza, fazendo surgir uma nova percepção acerca de Deus e do homem. O ideal do humanismo foi sem dúvida a retomada dos valores morais e estéticos capazes de exaltar o homem e suas criações. Representou um passo importante no sentido da secularização, ou seja, da compreensão do mundo e do homem a partir do ponto de vista essencialmente terreno.

Foi uma época marcada por grandes transformações: religiosas, política, social, econômica e cultural, que caracterizaram o fim do feudalismo e o inicio do capitalismo.

Principais características do renascimento: racionalidade, dignidade humana, rigor científico, ideal humanista e reutilizaç         ão da arte greco-romana.

RESPONDA A ATIVIDADE

1- Como é compreendido o humanismo do renascimento?
2- Onde o homem renascentista procurou explicação para os fenômenos da natureza?
3- Que é secularização?
4- Quais grandes transformações caracterizaram o fim do feudalismo e o início do capitalismo?
5- Quais são as características gerais do renascimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário